O povoamento da região começou com uma casa construída por Daniel Laureano de Souza, em área desabitada situada à beira da estrada que ligava Nova Cruz a Serra de São Bento, nos idos de 1929. Daniel Laureano montou uma pequena bodega em sua casa, onde passou a bancar jogos e a vender aguardente. O pequeno negócio ficou logo conhecido. As pessoas que normalmente passavam pela estrada eram atraídas pelos jogos e pela aguardente. Costumavam dizer que quem entrava na bodega não queria mais sair.
Com o passar dos dias, o minúsculo empreendimento de Daniel Laureano, feito circunstancialmente e de maneira improvisada, começou a exercer influência em toda a redondeza, dando início à formação de um pequeno núcleo populacional em suas proximidades.
Na tentativa de explicar o sucesso que a bodega estava fazendo, Antônio Luiz de Oliveira, morador da área conhecido popularmente como Antônio Lulu, sempre brincalhão, dizia à sua maneira que aquele lugar era o "passa e fica". Foi assim que surgiu o nome Passa e Fica.
No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei Estadual nº 2.782, sancionada pelo então governador do Estado, Dr. Aluízio Alves, a localidade de Passa e Fica foi desmembrada de Nova Cruz, tornando-se mais um município potiguar.
Sem informações até o momento
Passa e Fica é atualmente conhecida como um celeiro da cultura popular.
Famosa por preservar suas raízes folclóricas e culturais, materializadas em manifestações como o João Redondo, Boi de Reis, Marujada e Pastoril, conta atualmente com artistas e grupos parafolclóricos reconhecidos em âmbito regional e nacional.
Entre os eventos que fazem parte do calendário oficial da cidade estão o Festival de Cultura e a Mostra Cultural, realizados anualmente na semana em que se comemora a emancipação política do município.
Elevado à categoria de município com a denominação Passa e Fica, pela Lei Estadual nº 2782, de 10 de maio de 1962, desmembrado do Nova Cruz.
Sede no atual distrito de Passa Fica. Constituído do distrito sede. Instalado em 30 de março de 1963.
Sem informações até o momento